Eu vi um post, que vale a pena comentar. Sabe aquela figura dos macaquinhos tampando a boca, os ouvidos e os olhos? Essa é clássica, não?
Aí, nesta semana, vimos um debate acirrado sobre conteúdos ditos sem conteúdos, postados por Youtubers… Sem qualquer conotação política, pois aqui não é o foro para tal, vamos refletir sobre?
Pois é, a internet virou um mundo praticamente sem lei, às vezes sem ética, e, muitas vezes, sem comprometimento com os benefícios ou estragos, que determinada publicação pode causar, ou não. Não é isso? A pessoa fala o que pensa e posta o conteúdo para milhares ou milhões de pessoas, e fica por isso mesmo.
Mas sabe o que é pior? O pior não é isso; o pior é a massificação da bobeira. Nós, de uma maneira geral, nos desacostumamos a pensar, a refletir, a ler… Hoje é bem mais fácil consumir coisas simples de ver, tal como vídeos, a procurar ler e estudar desde os assuntos mais básicos à política e à origem do universo e tal. Não? Aí, ficamos reféns de eventuais manipuladores, “embaixadores da cultura” e tal.
Antes, não líamos as pequenas letras de contratos; hoje, nem as grandes de qualquer texto…
massificação da bobeira
O remédio para isso, é a boa e velha leitura. Artigos podem ser manipulados, fazendo com que pensemos o que querem que pensemos, já suas fontes não, não é tão assim. Dos eternos e vivos clássicos da literatura, da boa e tão necessitada gramática, dos pensamentos ainda vivos de filósofos e pensadores, uma imensidão de antídotos para a banalização da cultura.
É claro, é possível encontramos também muita coisa ruim. Mas, diferentemente das breves postagens em redes sociais ou canais de streaming, quando uma pessoa se predispõe a escrever, a menos que esteja sendo paga para isso, acredito que não vá querer estragar seu nome, escrevendo verdadeiras “pérolas”.
Livros e bons textos serão sempre nossa fonte segura de conhecimento e sobrevivência à “vida de gado”, que querem que tenhamos.
Pois, é, o ditado nunca foi mais verdadeiro: “Em terra de cego, quem tem olho é rei“. Pense nisso.
I really like what you guys tend to be up too. This kind of clever work and exposure! Willi Derrik Tillie
Hello mates, nice post and fastidious arguments commented at this place, I am genuinely enjoying by these. Katharina Adolpho Burney
Deleniti qui saepe omnis qui ut. Aut dolores aut sed rerum voluptas. Aut est quam facilis voluptatem est. Sed ipsam distinctio alias aut consequatur. Evangelia Francis Schick
Expressives are great at selling your entire store; they open the funnel up to maximize possibilities. Neely Booth Latoye
I really like reading an article that will make men and women think. Also, thank you for allowing me to comment! Pattie Percival Wolfram