Eu sei, sim é mais fácil e, talvez, mais gostos assistir a um vídeos no Youtube do que ler. Meio óbvio o que irei escrever, mas, talvez, seja oportuno.
É mais fácil, porque, praticamente, não gastamos energias olhando para uma tela, passivamente. E, da mesma forma, o costume de ficar horas e horas defronte uma televisão.
Só que há um detalhe, que praticamente todos já sabemos: isso emburrece… De uma maneira geral, os conteúdos são pobres ou tendenciosos, que nos fazem a crer ou querer consumir, por exemplo, o que eles querem que façamos, e a gente acaba se tornando marionete… Não?

Incrível a péssima qualidade das coisas que vemos por aí. Nem noticiários conseguimos mais assistir, na medida em que não se prestam mais a divulgar notícias, sim mensagens tendenciosas, com viés políticos e tal. Mas isso não é o ponto em questão, aqui. Continuemos.
Sim, concordo, existem vários filmes, vídeos na internet, de excelentes qualidades. Mas, aí, diferente de ficar correndo os canais ou simplesmente navegando a procura de algo, sabemos exatamente o que estaremos querendo. Queremos assistir a um bom filme, cuja produção seja espetacular; assistir a algum vídeo produzido por determinado profissional de determinada área nos canais de streaming de vídeos etc. Entende a diferença?
Nesse ponto é que reside a diferença entre vídeos e obras literárias, posso listar algumas:
- um autor escreve o texto, e você usa ativamente sua mente, entendendo, criando cenários, sonhando etc.
- a menos que seja uma obra doutrinária, que você comprou por livre e espontânea vontade, dificilmente você irá deixar se levar pelo seu conteúdo, ou seja: a tendência de ser manipulado é bem menor.
- a qualificação do autor. Você já sabe quem ele é ou, como ele é, pelo jeito que escreve: se sua escrita for péssima, você, rapidamente, consegue tirar suas conclusões, optando por continuar ou não a leitura. O filtro, principalmente para quem já lê rotineiramente é maior.
- existem inúmeros pontos positivos a listar, mas, sobretudo, o mais importante: quem lê aprende a escrever! [gente, quanta coisa escrita de forma errada vemos por ai! Não? “Mais” ao invés de “mas”; “pq”, porque a pessoa não sabe como escrever corretamente etc.]. Aliás, saber bem escrever talvez seja importante em um mercado competitivo, como hoje em dia…

Enfim, resumindo, ficamos cada vez mais inteligentes, cultos e bem menos ignorantes, lendo… Cultive o hábito de boas leituras! Comece devagar, mas comece!