Descobrir o propósito de sua vida parece ser a preocupação da grande maioria das pessoas – ou deveria ser –. Não? Os japoneses chamam isso de “Ikigai”, a razão pela qual nos levantamos pela manhã. Os autores Hector García e Francesc Miralles, em sua obra “IKIGAI – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz” descreveram sobre, mas foram além da extensa explicação do termo, adentrando ao mundo dos segredos nipônicos para se viver bem.
Parece boba a pergunta, mas quem já não se pegou – ou ainda o faz – refletindo sobre o que a deixa alegre, motivada, ou qual seria o grande caminho a ser percorrido por sua alma? Pois é, cremos que quase todos nós… É disso que se trata esse livro: saber se encontrar e ajudar a ver a vida de uma forma diferente e saudável, para podermos viver mais e melhor.
Dentre os pontos que listaremos a diante, tudo começa com a descoberta de seu próprio propósito de vida, pois, com ele, cada um pode convergir seus esforços e energia ao que realmente importa, e, com isso, sua motivação diária para alcançá-lo.
Como descobrir seu Ikigai?
O renomado psicólogo Mark Win (um dos autores citados na obra) diagramou o modo pelo qual cada um pode descobrir seu Ikigai, baseado em quatro perguntas/afirmações que devemos refletir e sentir a grande resposta para cada uma delas; e, com suas respostas, a descoberta de nossos propósitos. São elas:
- Aquilo que é bom para você
- O que você ama
- Do que o mundo precisa
- Aquilo que podem te pagar
Com base na intersecção das respostas, podemos descobrir – ou ao menos clarear – qual o nosso caminho, nosso propósito de vida, nossas paixões, por meio de respostas aos grandes dilemas de quase todo mundo:
- Profissão
- Paixão
- Missão
- Vocação
Assim, analisando-se essas respostas e a intersecção desses quatro pilares, podemos descobrir nosso Ikigai!
Então, como ter uma vida longa e feliz?
Sabendo-se o que torna nossa vida mais alegre e com mais sentido, de nada adiantaria não a vivermos longamente. Desta forma, a obra, partindo-se da descoberta do Ikigai como motor diário, elenca meios pelos quais os japoneses de Okinawa vêm fazendo para viver com saúde e mais longevidade. Assim, a obra aborda os alguns pontos:
- Alimentação
- Meios de diminuir a oxidação celular (responsável dentre outros fatores, ao envelhecimento)
- Mente ativa
- Estresse (outro responsável pelo envelhecimento celular)
- Sedentarismo
- Flow – o autor Mihaly Csikszentmihalyi cunhou a palavra “Flow”, definido-a como “o prazer, o deleite, a criatividade e o processo em que estamos totalmente imersos na vida”.
- Simplicidade
- Pureza
- Yoga
Vale realmente muito a pena em ler a obra “IKIGAI – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz” e descobrir meios que o ajudarão a conseguir alcançar a felicidade, que pode estar bem à sua frente, mas que – talvez – não seja possível vê-la…
Boa leitura a todos!