Quem gostaria de poder ler mais rápido? Quem não gostaria de aumentar a velocidade de sua leitura? Todos nós, acredito. Não?
A grande verdade é que precisamos reaprender a ler, para conseguirmos ler mais rápido e com compreensão do que lemos.
Por muitos e muitos anos, aprendemos a ler letra por letra, palavra por palavra, e, assim, íamos juntando frases e orações. É claro, nos alfabetizamos dessa forma, e, continuamos a seguir esse padrão anos afora… Só que, isso torna a leitura lenta e cansativa. Por isso, muita gente não gosta de ler, a leitura é lenta e desgastante, sonolenta e difícil.
Escreverei uma série de posts divulgando técnicas e dicas de leitura, de modo a dinamizarmos esse processo. Será uma série de post, basta seguir a Tag “Como ler mais rápido”, e, também, “linkarei” o post anterior. Ok?
Bem, assim, falaremos sobre: rapidez em movimentar os olhos; o que olhar, e como olhar; foco; tempo, concentração, scanning; skimming, “fotoleitura” (este último é muito interessante, fiz um curso e tudo), blocos de leitura etc. Acredite é possível, basta entendermos e treinarmos. Sim, treinarmos, pois trata-se, sobretudo, de um exercício muscular dos que movimentam nossos olhos.
Para não deixá-los no vácuo, e terminarmos este post, comecemos por uma primeira questão: como os olhos vêem as palavras, quer dizer, como nosso cérebro as reconhece. Veja a imagem abaixo, é clássica, mas vale a pena para compreendermos. Decifre o texto:

Conseguiram? Creio que sim, no começo talvez tenha sido difícil, mas depois começou a fluir. Não? Leia novamente.
Bem, entendamos o seguinte, então: somos inteligentes, e ponto. Nosso cérebro consegue reconhecer padrões; padrões de letras e números, e, durante uma leitura, padrões das palavras que se sucederão e, até mesmo das frases, que virão. Isso não é fantástico? E isso possibilita nossos olhos saltarem de blocos de palavras para outros! No próximo post a respeito, abordaremos exatamente isso, aguardem!
Bem, é claro, tudo depende do que estamos lendo e como queremos ler. Há textos, os quais podemos proceder a uma leitura superficial, como de jornais, e, até mesmo histórias; outros, precisamos nos ater à definições e particularidades, livros técnicos, por exemplo. Tudo vai depender da velocidade de leitura e compreensão que desejarmos. Podemos até alterá-las, conforme a necessidade. Se quisermos sentir a profundidade de uma frase, de um romance, podemos reler lentamente o trecho, e nos deliciarmos com o que o autor quis dizer, e por aí vai… Fantástico isso!
Ah, detalhe: quanto mais lemos, mais nosso cérebro consegue reconhecer as palavras com o tempo. Você não fica lendo as palavras de placas de trânsito conhecidas, toda vez que passa por elas, fica? É “pá pum”, bate os olhos e compreendem o significado. Não?

Pois bem, pratiquemos a leitura! Faz bem, nos deixa mais cultos, falamos e escrevemos melhor, e nos tornamos diferentes, nesse mundo de muita gente igual…
Até mais!
I truly appreciate this post. Thanks Again. Fantastic. Michelle Padget Krein
Today, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a 40 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed and she has 83 views. I know this is totally off topic but I had to share it with someone! Brigitte Pembroke Cale
I really like the component spec of a NX drivetrain with a Pike fork for 1.8K, That is a great deal, but I do agree that the tire spec is a bit baffling and there are a bunch of companies that are guilty of this. Lorita Arny Jessabell
I loved as much as you will receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an shakiness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case you shield this increase. Rina Mannie Surovy